03 set

Como ter sucesso profissional usando o autoconhecimento

Sucesso profissional e autoconhecimento andas juntos.

Sucesso profissional e autoconhecimento são temas que apresentam uma importância muito grande no desenvolvimento de nossa carreira. Creio que para um melhor entendimento seja interessante que falemos inicialmente sobre cada um deles, para a seguir utilizarmos ambos no desenvolvimento de nossa carreira profissional.

Sucesso Profissional

Muitas vezes fico analisando o que é Sucesso profissional para mim.

Para muitos é ter reconhecimento no mercado, uma conta bancária com um saldo crescente, consequentemente ser “bajulado” pela empresa com cartões corporativos, viagens internacionais, carro da empresa trocado anualmente e até mesmo atingir um cargo na alta gerencia ou diretoria.

Já para outros é ter uma vida profissional estável, sem muito comprometimento, mas com alguma estabilidade na função.

Para mim,  sucesso profissional é fazer aquilo que gosto. É ter alegria no que faço e principalmente acordar de manhã, feliz com mais um dia para desenvolver e despertar o potencial infinito que todos temos.

Muitos dizem que isto é utópico, que não se trabalha por prazer e outras conclusões também equivocadas. Outros perguntam como isto é possível? Minha resposta é sempre a mesma: desenvolva seu autoconhecimento!

Outros, ainda, continuam buscando o sucesso profissional e já quase veteranos,ainda não descobriram o seu propósito e missão de vida. Apenas olham a vida passar por eles, numa rotina que desumaniza o profissional. Acordar dia após dia, sair para o trabalho, voltar a noite, sabendo que tudo se repetirá continuamente, sem que haja uma perspectiva de crescimento ou desenvolvimento profissional, ninguém chega ao sucesso, apenas sobrevive.

Recentemente publiquei um pequeno artigo em que questionava se o leitor possuía um MINDSET de sucesso e aproveitando o tema, lanço a pergunta:

Que tipo de MINDSET é o seu?

Como Coach tenho encontrado profissionais que almejam o sucesso em suas carreiras, mas não têm o embasamento necessário de sua Inteligência Emocional, o que torna este desejo quase inatingível.

Autoconhecimento

O conceito de autoconhecimento e sua importância, vem desde a Grécia antiga, quase  4 séculos antes de Cristo; tanto que podemos encontrar no Portal de Delfos a frase: “Homem conhece-te a ti mesmo” e que o Filósofo Sócrates faz menção como: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.”

Com o autoconhecimento teremos ferramentas para descobrir qual o nosso propósito de vida. Isto nos motiva a levantar pela manha com alegria e determinação.

Antes de iniciarmos o processo para desenvolver o autoconhecimento devemos ter em mente as vantagens que o esforço a ser dispendido trará de retorno.

As pessoas tendem cada vez mais a procurar novas sensações que as façam se sentir bem, completas, felizes e realizadas. Por isso, o autoconhecimento é tão importante. É por meio desse processo que conseguimos enxergar a nós mesmos, a nos educar, a desenvolver a autoaceitação para aprender sempre coisas novas.

Veja os principais benefícios do autoconhecimento:

  • Reagir de forma diferente a certas situações da nossa vida;
  • Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
  • Descobrir o nosso propósito, seja ele profissional ou pessoal;
  • Devido a autoconfiança, deixar de ter medo das coisas e das pessoas;
  • Ver a vida e os problemas como eles realmente são;
  • Conhecer e entender melhor os outros;
  • Valorizar as próprias competências e habilidades;
  • Desenvolver a resiliência.
  • Viver no momento presente

Esta busca no nosso interior pode se tornar difícil, mas quando conseguimos encontrar nossa essência, nos sentimos mais felizes. Isto traz resultados positivos para o nosso dia a dia, em como lidamos com nossos problemas e até para as pessoas que vivem ao nosso redor.

Para SunTzu em Arte da Guerra, o autoconhecimento coloca-nos na linha da vitória, reduzindo drasticamente o perigo da derrota. As possibilidades da vitória aumentam.  Nelson Reed, autor do Perfil Comportamental C-VAT afirma que a consciência de nós mesmos permite-nos escolher melhor as nossas batalhas e afinar as ferramentas para potenciar as VITÓRIAS em batalhas onde já nos encontramos.

O que pode dificultar o autoconhecimento? O medo da mudança? Dificuldade em sair da Zona de Conforto?

Entrar em contato com aquilo que existe dentro de nós realmente não é uma tarefa fácil. Muitas vezes não estamos muito dispostos a iniciar e nem manter um diálogo interno. Quanto mais deixamos de dialogar com nosso íntimo, mais distantes vamos ficando da nossa realidade. Isto nos leva a nos ocupar com coisas que não são nossas e perdemos o contato com aquilo que poderia realmente nos ajudar a alcançar nossos sonhos e objetivos.

A Internet tem inúmeras citações e verdadeiras aulas sobre o autoconhecimento que vão desde abordagens sob o ponto de vista empresarial, até aulas sobre os versos de Khalil Gibran do livro O Profeta onde trata do autoconhecimento.

A relação do AUTOCONHECIMENTO com o SUCESSO PROFISSIONAL

Quando falamos de AUTOCONHECIMENTO, é fundamental falarmos também de consciência, que nos faz observar e interagir com tudo ao nosso redor e dentro de nós mesmos. É pela consciência que podemos tirar nossas conclusões dos caminhos a serem seguidos, analisando o que é melhor ou pior.

Se é a consciência que nos leva a estes julgamentos, nada mais claro que se quisermos aumentar o nosso autoconhecimento, devemos trabalhar a nossa consciência. Isto nos dá a percepção do que acontece dentro e fora de nós. Aqui cito as observações sobre os pensamentos, sentimentos, emoções e do que falamos e o nosso entendimento do que observamos.

O autoconhecimento, em um primeiro nível, está relacionado a:

  • Olhar dentro de nós mesmos e observar como nos comportamos
  • Ouvir o seu próprio corpo, sensações, emoções, pensamentos, desejos, saudades, alegrias, tristezas, fatores motivacionais, receios e etc.. Sem, contudo, utilizar preconceito, adjetivos ou crenças oriundas de dogmas.
  • Não ter medo de si mesmo
  • Confiar e valorizar a si próprio, sempre com o compromisso de ser autêntico consigo mesmo.

Devemos trabalhar a nossa consciência o quer dizer: desenvolver a nossa autoconsciência  e a nossa consciência social (sobre aquilo que nos cerca).

O desenvolvimento da autoconsciência e da consciência social nos dá uma melhor percepção sobre nós mesmos e sobre as situações e circunstancias que nos cercam. Isto faz com que se aprimore a nossa resiliência e presença profissional (pela autoconfiança em nos conhecer bem).

Com estas ferramentas, aliadas com a consciência social, passamos a exercer uma melhor liderança. Passamos a influenciar pessoas através do nosso comportamento com a finalidade de atingir um objetivo.

Sem dúvida alguma Liderança é um dos soft skills mais requisitado pelas empresas atualmente. O mundo corporativo necessita mais e mais de líderes. Empresas têm o conhecimento que o seu sucesso está diretamente relacionado com o numero de líderes que possui.

Ser líder atualmente é um forte indicador para o sucesso profissional. Se a esta liderança somarmos também a Resiliência e FOCO então não restarão dúvidas sobre a concretização do nosso desejo. Bom lembrar que FOCO será tema de um próximo artigo.

Neste final, quero deixar uma pergunta e fico a sua disposição para falarmos sobre este tema:

Se o AUTOCONHECIMENTO é o inicio de todo processo para o SUCESSO PROFISSIONAL, qual serão os 3 primeiros passos que VOCÊ dará para atingi-lo.

Boa caminhada

 

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply