10 ago

Três passos para uma carreira de sucesso

Desde o início de nossa vida profissional almejamos uma carreira de sucesso. Sonhamos e planejamos uma caminhada para o topo, mas no caminho encontramos alguns obstáculos que nos desestimulam, fazendo parecer que em nossa escada de ascensão profissional faltam degraus, pois nunca alcançamos nosso objetivo.

Obstáculos são comuns, dificuldades e imprevistos podem acontecer, mas a maneira de como os encaramos é que fazem toda a diferença.

Se almejamos uma carreira de sucesso é muito importante que estejamos preparados para os diversos cenários que surgem à nossa frente e buscarmos a solução para estas situações, antes que elas aconteçam. Conhecer os perigos da jornada e estar preparado para enfrenta-los é parte do sucesso.

Um dos maiores perigos que enfrentamos é não conhecermos a nós mesmos. A falta de autoconhecimento dificulta o relacionamento com os outros, diminui a nossa resiliência, dificulta o autocontrole e nos afasta do entendimento pleno do que está acontecendo ao nosso redor, enfim bloqueia a nossa ascensão à liderança. O desenvolvimento de nossa Inteligência Emocional é o primeiro passo rumo ao sucesso, pois é ela que nos apresenta as soluções para estes problemas comportamentais.

A Inteligência Emocional age diretamente sobre nosso comportamento o que nos remete à famosa frase de Peter Drucker: “Somos contratados pelas competências técnicas e somos demitidos pelas nossas competências comportamentais.”

Se desenvolvermos nossa Inteligência Emocional, teremos condições de aprimorar a autoconfiança e sermos senhores das situações que surgirão.

Há muitos anos atuando como Coach venho percebendo que a falta de foco e atenção é outro fator que dificulta o desenvolvimento de uma carreira profissional.

O mundo moderno nos ensinou erradamente a não prestar atenção aos detalhes para termos rapidez na execução de nossas tarefas. Ensinou ainda a realizarmos várias atividades simultaneamente como se isso fosse algo que pudesse ser assimilado pelo nosso cérebro. O costume de tentar se multitarefa e de não estarmos focado apenas naquilo que estamos fazendo naquele momento, além de levar nosso cérebro à exaustão, faz com que passem despercebidas inúmeras situações que facilitariam a nossa atividade e que nos distinguiriam no mercado de trabalho.

O segundo passo para uma carreira de sucesso é aprender a focar apenas uma coisa de cada vez, o que desenvolve a atenção plena, descansa o cérebro, estimula a atividade e a inovação, além de manter o cérebro apto a solucionar os problemas mais difíceis.

O desenvolvimento da atenção plena, a primeira vista pode parecer algo acima de nossas capacidades, mas facilmente alcançável com uma série de exercícios que podem ser realizados utilizando apenas 60 dias de nossa vida profissional, mas que renderão frutos por continuamente.

Outro fator que dificulta com que tenhamos uma carreira de sucesso é a dificuldade natural que temos em sermos felizes, pois está provado que quem é feliz trabalha muito melhor. O único problema é que ser infeliz é bem mais fácil, segundo a pesquisa da Universidade de Harvard ” The value of happiness”.

O terceiro passo, portanto, para que tenhamos uma carreira de sucesso é sermos felizes, o que não é tão difícil, pois basta incorporar em nossa vida pessoal o costume da gratidão e compaixão, com pleno entendimento do que estes comportamentos representam, atitudes que refletirão em nossa vida profissional, completando assim os degraus para chegarmos ao topo.

Se olharmos ao nosso redor, podemos perceber que temos muito mais motivos para termos gratidão e sermos felizes, porém o que usualmente acontece é que valorizamos o que não é bom, e deixamos de lado as dádivas que a vida nos apresenta.

Minha sugestão é para você mudar seu mindset com estes três passos, que aliados a um excelente embasamento técnico farão de você um profissional com alta empregabilidade, imune as crises de mercado e principalmente, em paz com você mesmo.

Loading Facebook Comments ...

    Comments

  1. agosto 10, 2016

    Olá Cleyson

    Confesso que os seus textos sempre chegam a mim na hora certa!

    Abraços

  2. Rosangela
    agosto 10, 2016

    Fantástico Cleyson, adorei!
    Vou repassar para meus funcionários.

    Abraço

Leave A Reply