29 out

A situação atual exige planejamento da carreira

As empresas procuram se adaptar à nova realidade econômica, umas lamentam-se da crise e estão em dificuldades, enquanto outras buscam oportunidades e certamente terão sucesso. Não é diferente também com os profissionais que devem buscar desenvolvimento pessoal, técnico e profissional, no seu planejamento de carreira

A necessidade de aprimoramento técnico exige autoanalise a fim de buscar no mercado meios de suprir as deficiências nas competências necessárias para atravessar este período de incertezas.

Hoje o acesso a informação é fácil e os profissionais devem buscar um aprimoramento técnico constante se quiserem fazer a diferença no mercado, porém não se esquecendo de que a distinção entre o profissional excelente e o comum está no comportamento que é a pedra de toque de qualquer carreira.

Se você pretende fazer a diferença e acrescentar um diferencial competitivo à sua carreira, reflita nestes itens:

  1. Existem comportamentos que vão adquirindo status de essenciais nos relacionamentos profissionais e entre eles podemos citar: ética, prudência, coragem, justiça, compaixão, humildade, fidelidade, gratidão, comunicação, criatividade e inovação.

Caso em sua reflexão tenha percebido a falta de algum deles, seria  bom investir um tempo em adquiri-los, talvez pedindo a ajuda de um profissional especializado.

  1. É chegado o momento de reaprender com sua criança interior, isto é, aquela criança eterna que existe dentro de você e que sempre está querendo aprender e a se descobrir. Esta criança precisa renascer e estar presente para que haja desenvolvimento pessoal com alegria. A criança tem criatividade e o mercado está buscando esta habilidade associada com a inovação.
  1. Se existem três palavras essenciais para seu sucesso profissional, certamente elas serão: planejamento, planejamento e planejamento. Você coordena sua vida ou deixa que o vento das circunstancias o leve daqui para lá, como uma folha de papel? Qual o caminho que você traçou para seguir? Analise a nova realidade, planeje e haja. Não se lamente, vá em frente.
  1. Frequentemente faça uma análise crítica de como você é visto pelos outros. Analise seu comportamento, sua postura profissional, como você se veste, como você fala e quais os seus assuntos prediletos. Verifique se você é visto como um colaborador comprometido com a empresa e se ela pode contar com você nestes momentos difíceis. A recíproca será verdadeira se você cuidar de todas as suas excelências. Neste momento, não busque um novo trabalho, apenas trabalhe melhor.
  1. Liderar é saber influenciar pessoas para que um objetivo seja atingido. Você sabe liderar? O cenário atual exige uma extrema necessidade de líderes para que conduzam as mudanças que surgem numa velocidade muito grande. Você terá alta empregabilidade se tiver as habilidades essenciais de liderança, para conduzir equipes em períodos de turbulência.
  1. Você é parte de um time. Olhe ao seu redor e observe: Você joga no mesmo time que seus companheiros? Vocês todos têm um objetivo comum? Você é o jogador mais importante e o responsável pelas vitorias de seu time? Ou, você é chamado apenas para completar o quadro? Qual a importância da qualidade de seu jogo para o sucesso do grupo?

Para o excelente profissional as portas estão sempre abertas mesmo em períodos de crise, afinal os empregadores sabem que neste período não bastam colaboradores de boa vontade, são necessários profissionais que resolvem.

A excelência profissional está alinhada com um constante aprimoramento, quer seja na área educacional quer seja na área pessoal. O mercado exige profissionais atualizados que buscam através de um processo continuado de educação estar em sintonia com as exigências atuais. Cursos, treinamentos, especializações são os melhores caminhos neste processo. A Internet está repleta de cursos de boa qualidade que podem ser feitos a distância e o que é melhor, muitos são grátis.

Talvez você os encontre em outros idiomas, mas o mínimo que se espera de um bom profissional é que tenha razoáveis conhecimentos de inglês, lembrando que também existem cursos gratuitos de idiomas na WEB.

Veja bem: não existem desculpas que justifiquem a falta de aprimoramento.

Quanto mais você busca suas excelências e planeja a sua carreira mais as suas necessidades são supridas e o tão almejado reconhecimento profissional se faz presente.

Afinal ser reconhecido é o que você merece.

 

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply