03 set

O Poder do NÃO

O momento atual exige que sejamos realistas sobre o que podemos ou não fazer. Um “Não” estrategicamente colocado é uma excelente oportunidade para analisar a carga de trabalho, definição de função e a dinâmica do dia a dia.

Quantas vezes você já disse um “Sim” mesmo sabendo que seria praticamente impossível realizar a atividade no prazo e nas condições solicitadas? Não se preocupe se já teve este comportamento. Ele é muito mais comum do que você imagina.

Na verdade, devemos analisar qual o motivo de termos este comportamento.

Sempre que isto acontece, costumamos dizer frases como “Eu não sei…”, “Talvez…”, “Vamos ver…”, quando na verdade a nossa resposta interior é um claro e sonoro “Não!”.

Não agimos assim, pois ao nosso ver esta seria uma forma de nos proteger sem desapontar os outros. Não queremos ser rudes ou egoístas. Muitas vezes nos preocupamos com nossa avaliação de desempenho e optamos por algo diferente daquilo que seria o correto. Porém se pensarmos nas consequências da falta de assertividade certamente nossa conduta seria diferente.

Quando nos comprometemos com inúmeras atividades, várias atribuições e “pequenos favores que não demoram nada”, mesmo sabendo que não teremos condições de completá-los, acabamos por cria falsas expectativas e travarmos o andamento dos processos, exatamente ao contrário de nosso pensamento inicial, o que causa excesso de trabalho e estresse desnecessário, além de prejudicar a sua confiança e reputação.

Certamente você conhecendo o poder do NÃO conseguirá administrar melhor o seu tempo e aumentar a sua produtividade, com melhor definição de suas prioridades.

Às vezes o NÃO deve ser dito a você mesmo, pois costumamos sair com bastante facilidade do rumo traçado, numa clara manifestação de perda de foco.

Quando você diz NÃO de uma maneira respeitosa e com uma justificativa convincente, certamente o seu índice de confiança frente ao grupo aumentará consideravelmente. Talvez uma maneira de iniciar uma explicação seja: Não vou poder fazer isto agora, porque… ou, estou envolvido em outro projeto com prazo crítico, podemos falar nisso em uma semana? Ou ainda: Posso ajudá-lo a encontrar alguém que pode ser capaz de ajudar?

Nem sempre a aceitação de novas atividades fará de você melhor, mais amigo, mais camarada, mas se não entregar o que se comprometeu em tempo hábil e de forma precisa, você descerá muitos degraus na escada da confiança e do respeito profissional, portanto analise o seu comportamento frente a dificuldade em dizer “Não” e administre melhor o seu tempo e eficiência

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply