15 out

Você é um profissional multitarefa? Cuidado!

Se você é ou procura ser um profissional multitarefa, é chegado o momento de parar, refletir e tomar uma atitude. Menos de 2% dos profissionais têm a capacidade de ser multitarefa, portanto a possibilidade de você fazer parte da maioria é muito grande, o que certamente o torna uma pessoa cansada mentalmente, sem muita eficiência e com uma facilidade muito grande de não terminar uma ou outra atividade iniciada.

Normalmente este cenário o leva a um quadro de instabilidade emocional, irritabilidade, frustração, sono agitado e em muitas vezes um grande desanimo por não ter tempo necessário para fazer todas as atividades programadas. Muitas vezes você já deve ter pensado na necessidade de um dia de 48 horas.

Talvez julgando se tratar de má administração do tempo já fez um ou mais cursos para aprender como aproveitar este bem precioso e já deve se culpado por não dar atenção à família, por excesso de atividades profissionais, mas a realidade é que a habilidade de ser multitarefa não faz parte de você.

Em minha vida profissional já tentei insistentemente fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, assumindo vários compromissos para o mesmo prazo de execução e o que percebi é que este comportamento não me dizia respeito.

Li e estudei muito sobre o assunto até que em um treinamento internacional o instrutor, um singapuriano gente boa que tornou-se amigo, resolveu fazer uma breve mentoria para me ensinar o “pulo do gato”, pois ele também não era multitask. Ensinou-me algumas coisas muito interessantes deixando algumas pistas valiosas para que eu explorasse quando retornasse ao Brasil e foi o que fiz.

Hoje utilizo o que aprendi nos programas de coaching que conduzo e o resultado tem sido satisfatório.

Todo segredo está em aprender a se concentrar em apenas uma coisa de cada vez, sem deixar que sua mente divague e no caso de que isto aconteça, saber conduzi-la novamente ao seu devido lugar. Não é um treinamento fácil, apesar de simples, pois requer muita dedicação e perseverança.

Percebi que após o uso desta técnica, uso todo o meu poder de concentração em apenas uma atividade, fazendo com que a sua realização seja mais rápida, eficiente e sem o cansaço mental tão comum a todos nós. Ao final do dia, percebo que fiz muito mais e em menos tempo e, o que é melhor, chego ao final do dia sereno e tranquilo para curtir “o meu povo”. Como deixo a noite para dormir e pensar nos assuntos profissionais durante o dia, tenho uma noite de sono melhor e consequentemente acordo mais disposto, criando um verdadeiro círculo virtuoso.

A técnica é muito simples e normalmente é explorada em no máximo 10 encontros de coaching que podem ser presenciais ou via WEB.

Durante o meu período de estudo tomei conhecimento que as maiores empresas do Vale do Silício capacitam seus colaboradores nestas técnicas visando uma melhor eficiência e produtividade.

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply