23 set

O que estou lendo: MINDFULNESS – Atenção Plena

Indico este livro para os profissionais que queiram aprender a administrar o excesso de informações e pressão a que estão submetidos em seu dia a dia, melhorar o foco em suas atividades e aumentar a sua produtividade.

Quantas vezes você já se preocupou com algo que ainda não aconteceu e que talvez nem venha a acontecer? Ou ainda, permitiu que um incidente banal estragasse o seu dia? Ou até ficou estressado por não encontrar tempo e nem o foco para resolver problemas que o atormentavam?

Este livro que estou lendo, MINDFULNESS – ATENÇÃO PLENA editado pela Sextante, vem auxiliar o leitor, com um método para solução destes problemas. Método milenar da filosofia Budista, mas no livro é apresentado de forma despida de religiosidade e com forte embasamento cientifico.

Seus autores, Mark Williams que é professor de Psicologia Clínica em Oxford e Dr Danny Penman, PHD em Bioquímica, apresentam uma leitura de fácil entendimento, cativante e com muitos exercícios. O livro até fornece um CD com práticas para um programa de desenvolvimento em ATENÇÃO PLENA de 8 semanas.

Este programa auxilia você a estar desperto e consciente do momento presente enquanto realiza qualquer tipo de atividade. São técnicas e meditações simples que ajudam a encontrar equilíbrio físico, mental e emocional, além da prática em se ver livre das pressões do dia a dia.

Sou avesso aos livros de autoajuda e mesmo estando naquele setor da livraria, após uma rápida folheada percebi estar mal alocado, pois trata-se de exercícios há muito utilizados e que agora são apresentados sob a luz da neurociência.

Após o início das práticas percebi a imediata sensação de bem-estar e tranquilidade.

Ao final do livro os autores apresentam toda a fundamentação cientifica para o que foi anteriormente explanado e podemos encontrar entre os estudos de Universidades Americanas e Europeias, muitas afirmações interessantes:

  • Afeta positivamente os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade e estresse
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Desarma o gatilho das reações imediatas, proporcionando serenidade para pensar melhor antes de agir.

Pesquisando sobre o assunto verifiquei que empresas do Vale do Silício, entre elas a Google, Microsoft, Apple e outras, já incorporaram esta pratica em suas equipes.

Após ter me submetido aos exercícios propostos e estudar sobre o assunto passei a incorporar o método aos processos de Coaching que conduzo, além de implantar estes programas em empresas.

Caso você queira discutir, saber como começar ou mesmo onde obter outras orientações, entre em contato comigo via e-mail.

Boa leitura e SUCESSO!

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply