27 set

Liderança – A arte de influenciar pessoas

Quando analisamos a nossa carreira profissional frequentemente nos deparamos com alguns obstáculos que a princípio nos parecem instransponíveis. A liderança é um destes comportamentos que entravam o nosso desenvolvimento profissional, dificultando promoções e até mesmo o relacionamento com nossos colegas de trabalho.

Desenvolver a liderança requer um esforço consciente, que exige muita atenção e determinação a fim de incorporar algumas competências essenciais em seu desenvolvimento. A boa notícia é que isto pode ser feito em qualquer fase da vida, mas aconselho que o faça o quanto antes.

Enquanto você se prepara para desenvolver a arte de liderar, quero compartilhar quatro comportamentos que são fundamentais para que sua liderança entre em um processo crescente.

  1. Comportamento Solidário

Apresentar um comportamento solidário é muito importante para aqueles que queiram tornarem-se líderes e necessariamente tem início em saber em como demonstrar um interesse genuíno pelas pessoas. Pessoas que não gostam de pessoas, têm extrema dificuldade em liderar, diria até que é impossível que consigam exercer uma liderança autentica.

Pessoas prestativas ganham a confiança dos outros, principalmente se conseguem compartilhar conhecimentos e auxiliar os que têm alguma dificuldade em superar desafios.

O comportamento solidário é a base de uma liderança servidora.

  1. Comportamento de Curioso

Um líder deve sempre estar atualizado em sua área de atuação, portanto deve necessariamente acompanhar as tendências e padrões que possam influenciar o seu desempenho profissional. Atualmente fica difícil um líder não ter a facilidade para autodesenvolvimento.

O líder deve estar constantemente buscando informações que possam melhorar a sua atuação. Muitas líderes têm mentores que os auxiliam no desenvolvimento das tarefas em um processo de troca de informações e correções de rumo.

Para que, neste processo da busca das informações, haja um melhor aproveitamento e distinção do material coletado, é importante que saiba também diferenciar o que é ou não importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma análise crítica das muitas informações que recebe é fundamental para que o processo flua confortavelmente.

  1. Comportamento Focado

Um líder sabe onde quer chegar, ele vê o fim desde o começo, portanto segue sempre adiante, com foco e persistência, mesmo frente aos obstáculos que comumente surgem em seu caminho.

Como exercer a liderança implica em conhecer o caminho das pedras, o líder enfatizará a eficiência, o que torna a jornada menos estressante. Esta eficiência ele conseguirá através de melhoria continua e aprimorando sempre aquilo que aos outros parece já estar bom.

O comportamento focado daqueles que exercem a liderança também priorizará o que realmente importa, pois, o líder não perde o seu tempo, ou melhor, não se distrai, com aquilo que não tem importância na execução do trabalho.

  1. Comportamento de parceiro estratégico

O líder não deve ser um “resolvedor” de problemas, mas um parceiro onde a sua equipe encontre as respostas, sejam elas técnicas, comportamentais ou estratégicas.

Necessariamente deverá ter uma atitude servidora e amiga, que compartilha conhecimentos e sabe ouvir, o que é bastante difícil para a maioria das pessoas.

O sucesso de uma organização é diretamente proporcional ao número de líderes que tem, portanto, a competência liderança é cada vez mais valorizada e necessária em todo e qualquer grupo de pessoas que buscam um mesmo objetivo.

Se você incorporar estes 4 comportamentos aqui mostrados, certamente subirá alguns degraus na escada de ascensão profissional.

Loading Facebook Comments ...

    Comments

  1. MÁRCIA HELENA
    setembro 28, 2016

    Excelente sua colocação sobre os quatro comportamentos de um líder. Parabéns pela visão macro. Vou colocá-los em prática.

Leave A Reply