12 fev

Dicas para o líder obter sucesso

Em um mercado cujo cenário se altera com bastante frequência é fundamental que as empresas tenham líderes preparados a difundir interna e externamente os ajustes necessários para que a competitividade continue. Hoje quero apresentar algumas dicas para o líder obter sucesso e exercer uma liderança consistente.

Devido ao momento vivido pelo Pais, novas estratégias são necessárias com frequência e é importante que cheguem com comunicação correta em todos os níveis da empresa e, principalmente que sejam colocadas em pratica imediatamente. Para que isto aconteça a presença de bons gestores de equipes passa a ser insuficiente, é necessário que estes gestores tenham liderança sobre o grupo.

Em vista disso, é importante apresentar algumas dicas para o líder obter sucesso, sugestões que costumo apresentar em meus programas de Coaching de Liderança:

  • Comunicação: A comunicação deve ser clara, objetiva e direta para que a mensagem chegue completa ao receptor. Quando necessária a comunicação pode ser negociada, isto é, transmissor e receptor, chegam juntos ao ponto desejado.

Para que a comunicação seja eficiente e a liderança preservada, nunca parta para o ataque ou a defesa previa, nunca se justifique desnecessariamente, não perca tempo com fala inútil sem uma finalidade objetiva e principalmente passe ao largo de possíveis fofocas, seja em que níveis forem.

  • Mentalidade Servidora: Atualmente é difícil pensar em uma verdadeira liderança se ela não tiver a mentalidade servidora. O verdadeiro líder busca incentivar as pessoas e deixa-las melhores emocionalmente do que quando as encontraram. São comportamentos que podem ser adquiridos, treinados e incorporados.

A mentalidade servidora valoriza a vida e os relacionamentos por ter uma intenção muito clara de seu propósito.

  • Postura Condutora: Um liderado precisa conhecer seu líder para aceita-lo como tal, portanto é necessário que além da integridade o líder tenha um comportamento autentico. Mudanças constantes de comportamento gera desconfiança e insegurança. As opções pessoais do líder devem ser claras e transparentes, sejam quais forem, para que os liderados tenham segurança em receber a sua influência.

Um outro comportamento do líder, muito importante, é o centramento pessoal. Líderes que não têm um comportamento centrado, fundamentado no autoconhecimento têm dificuldade em conduzir equipes para que os objetivos sejam alcançados.

Estas são algumas sugestões que podem auxiliar para que sua liderança tenha mais sucesso. Profissionais que as utilizam obtiveram excelentes resultados, talvez se você está sentindo que sua escada de ascensão profissional está com falta de degraus, seja chegado o momento de incorporar estes comportamentos na sua vida pessoal e profissional.

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply