17 abr

CONHECE-TE A TI MESMO

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses
Sócrates

A frase acima atribuída ao Filósofo Grego Sócrates foi baseada na inscrição “Conhece-te a ti mesmo” que existia no pátio do Templo de Apolo em Delfos,(figura) o que nos faz refletir que três séculos antes de Cristo o autoconhecimento já era visto como fundamental para o homem.

Atualmente não é diferente, pois um alto nível de autoconhecimento é o alicerce de uma carreira consolidada.
Não existe sucesso profissional sem ter passado anteriormente por um processo de autoconhecimento consistente, pois é ele um dos principais pilares das competências comportamentais e que segundo Drucker, é o que diferencia os profissionais excelentes dos demais.

Em meu trabalho como Coach, o autoconhecimento é o pano de fundo de todo o processo que passa necessariamente por três níveis distintos:
1. No campo do pensamento: atividades que podem ser feitas pelo próprio indivíduo através da reflexão.
2. Exercícios de reconhecimento: Identificação de atitudes e crenças que podem ser feitas através de exercícios e/ou
assessments.
3. Aplicação prática: Estratégias e atividades que devem ser colocadas em prática para que apresente resultado.

Autoconhecimento é a tomada de consciência de quem somos e quais são os anseios para nós mesmos, sempre levando em consideração a nossa realidade com nossas emoções, limitações e potencialidades.

Com o autoconhecimento é possível ter uma clara noção do que queremos e de quais são nossos objetivos, pessoais ou profissionais, sempre levando em conta nossa própria identidade. Com ele, podemos aquilatar quais são nossas características para identificar as forças a serem melhoradas, modificadas ou até mesmo adquiridas.

Ao longo da vida vestimos armaduras para nos proteger, mas estas mesmas armaduras nos isolam do mundo. O AUTOCONHECIMENTO permite você identificar todas elas, portanto, é ele o principal caminho para o sucesso.

Quando nos conhecemos profundamente, somos condutores da nossa história, não deixamos a vida nos levar e, principalmente, somos senhores do nosso destino.

Sua visão se tornará clara apenas quando você puder olhar dentro de seu coração. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda.” Carl G. Jung

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply