11 jan

A CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO – Editora Objetiva

Se você pretende fazer um treinamento de MINDFULNESS sugiro que antes leia este excelente livro, pois só assim terá condições de fazer um juízo de valor para uma escolha consciente de seu curso.

Como faço todas as semanas, hoje quero indicar este livro que terminei de ler: A CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO de Daniel Goleman e Richard J. Davidson, lançado pela Editora Objetiva.

Os autores e mais Jon Kabat-Zinn da Escola Médica da Universidade de Massachusetts praticamente introduziram a meditação despida das características religiosas no mundo ocidental. Uma prática milenar que foi estudada pelos autores sob a visão da psicologia e por Kabat-Zinn em seus aspectos clínicos.

Se estes três cientistas são os responsáveis por apresentar a prática a nós, nada mais lógico que eu fosse buscar na fonte maiores informações para entender as diversas ofertas de cursos de Mindfulness, pois o que tenho visto é um verdadeiro sincretismo, onde alguns treinamentos agregam algo novo e muitas vezes sem fundamentação histórica ou cientifica, apenas atendendo objetivos de marketing.

Como praticante de MINDFULNESS há anos, fui buscar a fundamentação histórica no Budismo Theravada, literalmente “Ensino dos Sábios” ou “Doutrina dos Anciões” e a cientifica nos textos do Dr. Jon Kabat-Zinn, pois o assunto vem se popularizando cada vez mais. Resolvi fazer a indicação de leitura depois que grandes organizações implantaram a pratica entre seus funcionários fazendo com que muitos grupos colocassem no mercado alguns treinamentos e/ou vivências para suprir a demanda.

Uma boa escolha de treinamento é o ponto de partida para boas práticas.

A seguir a apresentação do livro, pela Editora:

Quarenta anos atrás, Daniel Goleman e Richard Davidson, amigos e colaboradores na Universidade Harvard, eram dois dos poucos cientistas que defendiam os benefícios da meditação para o cérebro. Hoje, ela passou a ser estudada em diversos laboratórios. Com base nas mais recentes pesquisas, os autores desconstroem concepções equivocadas e revelam o que podemos aprender sobre a meditação a partir de um surpreendente conjunto de dados. Eles compartilham pela primeira vez descobertas que mostram como essa prática pode mudar de forma extremamente positiva nossa maneira de pensar, sentir e agir. O treinamento mental constante cultiva qualidades como desprendimento, amor e compaixão, redesenhando de forma duradoura nosso circuito neural. A ciência da meditação é um daqueles raros livros que têm o poder de fazer grandes transformações

 

[grwebform url=”https://app.getresponse.com/view_webform_v2.js?u=hODq3&webforms_id=16646402″ css=”on” center=”off” center_margin=”200″/]

Loading Facebook Comments ...

Leave A Reply